Russell Crowe Foge da Truculência no Emocionante Esquentando o Alasca

Compartilhe Filmes

O filme “Esquentando o Alasca” é uma doce, agradável e inofensiva aventura emocionante. A película reúne um grande elenco encabeçado por Russell Crowe, abordando os acontecimentos de Mistery, uma cidade fictícia onde, desde os tempos primordiais, a vida gira em torno do “Jogo de Sábado”, uma partida de hóquei disputada no gelo entre garotos e homens locais, que levam essa tradição muito a sério.

Tudo permanece igual, até que um ex-morador ilustre chamado Charles Danner (Hank Azaria) escreve o artigo sobre quão ferozes e brilhantes são todos os jogadores de hóquei, e logo uma rede esportiva resolve promover um jogo de exibição entre a equipe local e os New York Rangers.

O juiz da cidade (Burt Reynolds) adverte contra isso, mas os cidadãos não podem resistir a essa grande chance. O xerife local John Biebe (Russell Crowe), que deixou a equipe para dar espaço a um estudante do ensino médio que patina como foguete, concorda em treiná-los. Mas todo mundo tem outros problemas e empecilhos para resolver. O juiz é duro e rígido, o garoto do ensino médio e sua namorada estão explorando o sexo, além de o treinador-xerife também estar lidando com problemas conjugais, existe ameaça das empresas locais, e esses Rangers de perto, parecem assustar.

Russell Crowe

Engana-se quem julga “Esquentando o Alasca”, apenas pela sinopse, como um filme passável e ingênuo. Esta não é só mais uma história de hóquei, rumando ao grande jogo. Felizmente, há boas surpresas no enredo que trazem ao espectador identificação e envolvimento.

O filme “Esquentando o Alasca” apresenta romance jovem e de meia-idade, participações especiais de estrelas do esporte e da mídia, além de cenas dramáticas, comédia e muita aventura.

O roteiro foi escrito em parceria por Sean O’Byrne e David E. Kelley, produtor-escritor de sucesso na TV americana (“The Practice”, “Ally McBeal”).
“Esquentando o Alasca” é uma película com grande elenco e personagens inusitados.

• Onde Russell Crowe é a envelhecida estrela do hóquei que acabou se tornando xerife da cidade.

• Mary McCormack interpreta sua doce esposa.

• Maury Chaykin faz o advogado local.

• Lolita Davidovich é casada com o prefeito (Colm Meaney).

• Ron Eldard é “Skank”, o conquistador de mulheres do lugar.

• Judith Ivey é a esposa do juiz e Rachel Wilson é a filha.

• Ryan Northcutt é Stevie, seu namorado, e campeão da velocidade no gelo.

• Mike Myersse diverte com um sotaque canadense e escolha de palavras para interpretar um comentarista de TV. Sem dúvida ele foi recrutado pelo diretor do projeto, que fez os filmes de “Austin Powers”.

• Participam ainda, os jogadores aposentados de hóquei Doug McLeod, Phil Esposito e Jim Fox também como anunciantes de TV.

Originalmente chamado de “Mystery, Alaska”, “Esquentando o Alasca” é um filme marcante, praticamente a versão adulta da película sobre hóquei de 1992, “Nós Somos os Campões”.Burt Reynolds

Há a redenção básica através do enredo esportivo, a morte de um personagem adorável, a cura de velhas feridas, lições importantes de trabalho em equipe e orgulho, jogadores incrivelmente peculiares, problemas familiares resolvidos, um jovem jogador começando e um mais velho prestes a pendurar seus patins, e pelo menos um discurso sobre como jogadores reais não jogam por dinheiro, mas sim amor ao jogo.

E não há nada de errado nesses assuntos. A razão pela qual as fórmulas resistem é que elas geralmente funcionam, desde que os detalhes estejam críveis, não sejam abertamente manipuladores e nada interfira na capacidade de acreditar.

O dito clichê é só um caminho que permite revisitar os clássicos. A maneira como isso é ocorre faz toda diferença para gerar um bom filme, que mesmo na simplicidade agrega valor e agrada ao público.

E aqui os detalhes são muito bons, especialmente na sensação da cidade remota e nevada, onde as crianças patinam no rio, se divertem em limpadores de neve e todo mundo assiste ao jogo semanal de hóquei. E há excelentes performances no elenco para apresentar essa dinâmica.

Além disso, o jogo de hóquei encenado é muito bom também. Sem esquecer algumas participações muito engraçadas de convidados que deram um ritmo interessante ao filme.

Esquentando o Alasca – Sinopse

Um golpe de publicidade se transforma em uma grande competição quando os mundialmente famosos New York Rangers enfrentam a equipe de Mystery, no Alasca, cidade de apenas 633 pessoas que amam o hóquei.

Esquentando o Alasca – Prós e Contras

O filme “Esquentando o Alasca” também mostra violência na forma de socos na cara, um homem baleado no pé e o mulherengo tendo a cabeça aberta por uma pá. Além disso, existe nudez, embriaguez e várias cenas de pessoas vomitando. E apesar de resultar numa boa comédia, “Mystery, Alasca” é explícito em suas cenas de sexo.

“Esquentando o Alasca” é ainda um híbrido inquieto de dois gêneros, um dos quais está bem longe do seu auge. À primeira vista, parece ser um filme esportivo para toda a família, sobre um time de hóquei de cidade pequena, à la “Nós Somos os Campeões”.

Porém, a história tem classificação 14 anos, pelas várias situações sexuais encenadas e por apresentar uma grande quantidade de palavrões. Embora grande parte do filme se concentre no time de hóquei da cidade montanhosa e nevada de Mystery, no Alasca, e no jogo iminente que eles vão jogar contra os New York Rangers, o resto do filme de 119 minutos gira em torno dos demasiados personagens que habitam a equipe ou fazem parte da cidade.

Os protagonistas ou ganham (o que geralmente acontece) ou perdem. Não há muitas outras reviravoltas que o espectador possa esperar diante da trama limitada.

No lado positivo, está o embate interno de John, interpretado por Russell Crowe, ao se aproximar do fim da carreira no hóquei, notavelmente parecido com o de Kevin Costner na película “Por Amor”, também do ano de 1999. Enquanto Costner segue a linha sentar, reclamar e fazer beicinho, a luta de Crowe para entrar na próxima fase de sua vida é mais sutil e, portanto, convincente.

Lembrando que o protagonista de “Esquentando o Alasca” sempre esteve envolvido com personagens truculentos, de ação ou que exigem grande carga dramática. Ver Russel Crowe adicionar valor a um enredo leve, é com certeza uma novidade agradável.

Embora pudesse não ter existido na trama, o relacionamento mais doce veio na forma mais jovem, entre Steve e a namorada, de 17 anos, que teme que sua crescente popularidade faça com que se esqueça dela.

As cenas de pessoas jogando hóquei no gelo em “Esquentando o Alasca” são mantidas em um número agradável (descartando o clímax sem fim), de modo que os próprios personagens tenham chance de serem desenvolvidos. O filme dá uma olhada geral em todos os habitantes da cidade, enquanto eles se preparam para o encontro com os Rangers, e a maioria dos habitantes recebe suas próprias histórias individuais, que não são igualmente eficientes e muitas vezes se encaixam como gigantes tapa-buracos.

Esquentando o Alasca – Ficha Técnica

Nos cinemas: 1 de outubro de 1999
Em DVD ou streaming: 9 de maio de 2000
Elenco: Russell Crowe, Mary McCormack, Ron Eldard, Lolita Davidovich, Colm Meaney, Burt Reynolds, Hank Azaria, Ryan Northcott, Rachel Wilson, Scott Grimes, Maury Chaykin, Judith Ivey, Praia Adam Megyn Price, Mike Myers, Little Richard.
Diretor: Jay Roach
Estúdio: Walt Disney Pictures
Imagens: Buena Vista
Gênero: Comédia, Drama, Esporte
Tempo de execução: 119 minutos