101 Dálmatas

Compartilhe Filmes

101 Dálmatas, no original intitulado como 101 Dalmatians, é um filme norte-americano realizado em 1996 pelos estúdios da Disney. Foi dirigido por Stephen Herek, com roteiro a cargo de John Hughes.

Trata-se de uma live-action da animação produzido nos anos 1960, feita pelo mesmo estúdio. Aclamada pelo público e pela crítica, a produção teve reconhecimento com uma série de nomeações para alguns dos maiores prêmios de cinema.

A atriz Glenn Close recebeu uma indicação na categoria de Melhor Atriz para Comédia ou Musical no Globo de Ouro de 1997. Também foi indicado à Melhor Atriz na categoria Comédia / Musical no Satellite Awards, no mesmo ano.

E não parou por aí: Glenn Close ainda foi indicada ao prêmio de Melhor atriz de Comédia ou Musical no Prêmio Saturno de 1997. O filme 101 Dálmatas ainda foi indicado Como Melhor Maquiagem e Penteado no BAFTA daquele mesmo ano, mas não chegou a vencer nenhum desses prêmios.

Glen Close

A quantidade de indicações não é para menos: aqueles que assistiram tanto à animação quanto ao filme infantil, ainda que em seus primeiros anos de vida, certamente têm essa história no imaginário. As cenas de muita aventura das pintas e os cachorros correndo para lá e para cá são inesquecíveis.

É um filme infantil que continua sendo muito atrativo, mesmo para as crianças da atualidade, mais acostumadas à tecnologia e com o fácil acesso a uma série de outras formas de entretenimento do que aqueles que presenciaram o estrondoso sucesso do filme 101 Dálmatas na época em que foi lançado.

101 Dálmatas – Sinopse

No filme 101 Dálmatas, o compositor Roger Dearly, interpretado por Jeff Daniels, vive com seu cão dálmata, Pongo, em Londres. Certo dia, ele o leva para uma caminhada, e Pongo coloca seus olhos em uma linda dálmata fêmea chamada Prenda. Depois de uma intensa perseguição pelas ruas londrinas, Roger percebe que Prenda gosta de Pongo, e sua proprietária, a estilista Anita Campbell-Green, interpretada por Joely Richardson, se apaixona por ele quando se reúnem em um parque da cidade.

Eles se casam, bem como Pongo e Prenda, e vão morar juntos. Contratam uma babá chamada Nanna, interpretada por Joan Plowright.

A chefe de Anitta é a dona da Casa DE VIL, Cruella de Vil, que tem duas paixões na vida: cigarros e peles. Interpretada por Glenn Close, Cruella é a vilã de toda a produção. Depois que sua empregada projeta um casaco com manchas, inspirada em sua dálmata, ela fica intrigada com a ideia de fazer casacos com peles reais de dálmatas. E quando Cruella descobre que Prenda deu à luz 15 filhotes, oferece ao casal uma alta quantia pelos pequenos animais, sendo esta recusada.

Cruella fica furiosa, demite Anita e promete vingança contra eles. Então, manda dois capangas, Jasper, interpretado por Hugh Laurie e Horácio, interpretado por Mark Williams, sequestrarem os filhotes.

A aventura terá a ajuda de outros cães e animais espalhados por toda a cidade de Londres para despistá-los para um lugar seguro. E toda a trama da tentativa de Cruella recuperá-los será desenvolvida em meio a uma aventura divertida, seguindo a proposta da animação criada pelo próprio Walt Disney anos antes.

101 Dálmatas – elenco

Sem dúvida, o grande destaque do filme 101 Dálmatas é a atuação de Glenn Close como a vilão Cruella de Vil. Não à toa, as diversas indicações a prêmio foram mais que merecidas.

O casal Roger e Anita Radcliffe é interpretado por Jeff Daniels e Joely Richardson.

A dupla de capangas de Cruela ganha vida com Hugh Laurie e Mark Williams.

Michael Percival dá vida ao chefe da polícia que investiga o sequestro dos dálmatas.

101 dálmatas – Animação

A animação 101 Dálmatas foi produzida em 1961 e foi baseada no livro de mesmo nome da autora Dodie Smith. Com nome original de One Hundred and One Dalmatians, é o décimo-sétimo longa de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas em 25 de janeiro de 1961. A direção foi de Clyde Geronimi, Hamilton Luske e Wolfgang Reitherman. A produção ficou por conta de Walt Disney.

Curiosamente, este foi um dos últimos desenhos animados realizados sob a supervisão de Walt Disney. Foi o primeiro filme animado da Disney a usar a tecnologia da fotocopiagem, o que proporcionou uma maior complexidade visual à produção. Mas Walt Disney não se agradou com o estilo de desenho que a nova tecnologia trouxe.

Como curiosidade, um fã contou todos os pontos pretos que aparecem no filme, quadro a quadro, e concluiu que eles perfazem um total de 6.469.952 pontos.

Entre as principais vozes usadas na dublagem dos personagens, estão as de Rod Taylor como Pongo, Cate Bauer como Prenda, Betty Lou Gerson como Cruella De Vil, Ben Wright como Roger Radcliffe, Lisa Davis como Anita Radcliffe, Martha Wentworth como Nana, J. Pat O’Malley como Gaspar, Frederick Worlock como Horácio, Thurl Ravenscroft como Capitão e Tom Conway como Collie.

Esta é a grande diferença entre a animação e o filme: na primeira, os dálmatas falam.

A animação 101 Dálmatas foi lançada nos cinemas dos EUA em 25 de Janeiro de 1961 e foi relançado nas salas em 1969, 1979, 1985 e 1991. Inicialmente, no Brasil foi lançado em 3 de março de 1961 sob o título A Guerra dos Dálmatas.

Em VHS, foi lançado em 10 de Abril de 1992 como parte da coleção Walt Disney Classics. No Brasil, foi lançado em 1996 pela Abril Vídeo com o novo título 101 Dálmatas. O longa foi relançado nessa mídia em 9 de março de 1999 como parte da coleção Walt Disney Masterpiece Collection. Em 19 de Dezembro de 1999, recebeu seu primeiro lançamento em DVD em uma edição limitada, e no Brasil lançado em 2000 pela Buena Vista Home Entertainment. A Edição Platinum em DVD contendo 2 discos foi lançada em 4 de março de 2008. Essa versão possui vários extras, e um deles foi um videoclip da música Cruella de Vil, cantada pela atriz e cantora do Disney Channel Selena Gomez.

É curioso notar que esta animação é diferente de outras da Disney, já que tem apenas três músicas, sendo apenas uma, “Cruella De Vil”, tocada em uma grande parte da produção. As outras duas canções são Kanine Krunchies Jingle e Dalmatian Plantation em que apenas dois versos são cantados por Roger no final do filme.

A animação venceu o BAFTA de 1962 na categoria de Melhor Filme Animado.

Não é à toa que esta foi a décima maior bilheteria daquele ano. No relançamento em 1991, vigorou como a vigésima maior bilheteria do ano na América do Norte.

101 Dálmatas – Ficha técnica

Título  original: 101 Dalmatians

Ano de produção: 1996

Direção: Stephen Herek

Data de lançamento mundial: 18 de Novembro de 1996

Duração: 103 minutos

Classificação: Livre para todos os públicos

Gênero: Aventura/Comédia/Família

País de Origem: Estados Unidos da América

101 dálmatas – Trilha sonora

A trilha sonora do filme 101 Dálmatas ficou a cargo do artista Michael Kamen.

Foi lançada pela gravadora Walt Disney Records oficialmente em 7 de novembro de 1996, sendo um dos maiores sucessos daquele ano na sua categoria, a de música infantil.

Isso fez com que fosse impossível dissociar o filme das suas músicas mais famosas.