Onde Vivem os Monstros

Compartilhe Filmes

Com o título original de Where the Wild Things Are, o filme Onde vivem os monstros é uma produção americana de 2009. A mistura de live-action com animação digital é um drama dirigido por Spike Jonze, adaptado do livro infantil homônimo escrito por Maurice Sendak.

A data de lançamento de Onde vivem os monstros no Brasil foi em 15 de janeiro de 2010.

Onde vivem os monstros teve boa recepção tanto da crítica quanto do público, conseguindo bons números de bilheteria, o que fizeram dele um sucesso de produção.

Catherine Keener

Um dos grandes trunfos do filme foi tratar de problemas contemporâneos aos adultos, mas com uma temática aparentemente infantil. Não é à toa que o protagonista tem 10 anos de idade, mas ainda assim muitos adultos se identificaram com o enredo, já que a busca por uma identidade e seu lugar no mundo é uma constante para diversos de nós, em todo o mundo.

Onde vivem os monstros – Livro

O livro Where the Wild Things Are, com o título no Brasil de Onde Vivem os Monstros, é uma obra infantil do escritor e ilustrador americano Maurice Sendak. Foi lançado em 1963 e já vendeu mais de 19 milhões de cópias pelo mundo.

Houve uma animação dirigida por Gene Deitch em 1973, baseada no livro. A versão live-action da história foi criada por Spike Jonze. O que mais chamou atenção nesta versão de 2010 foi o fato de que o diretor pôde aplicar sua visão tão marcante na adaptação. Afinal, é sabido que diversas adaptações de livros para o cinema não foram bem-sucedidas, enquanto essa foi aclamada por público e crítica.

Também já foi produzida uma ópera com base no livro, criada pelo maestro britânico Oliver Knussen e com colaboração do próprio Maurice Sendak. O autor, inclusive, faleceu em 2012, dois anos após o lançamento da adaptação de seu maior sucesso literário nas telas dos cinemas.

Onde vivem os monstros – Sinopse

Logo no início do filme, o jovem Max veste uma fantasia de lobo e faz malcriações para provocar sua mãe. O motivo é o ciúme, já que um amigo dela está na sua casa. Então, ele é castigado, tendo que ir para o quarto sem jantar. Então, Max resolve fugir da casa. Sua imaginação o leva a criar uma misteriosa ilha a qual chega de barco. Por lá, dá de cara com diversos monstros, que estão sempre em bando. Max diz possuir superpoderes e ganha a incumbência de espantar a tristeza daquele local, passando a criar muitos jogos para divertir os monstros. Nesta tarefa, Max se aproxima de Carol, que tem um gênio imprevisível.

Antes de comandar os trabalhos do filme Onde vivem os monstros, Spike Jonze ganhou fama com dois filmes que abusaram de criatividade e imaginação para atrair o público. Foram eles Quero Ser John Malkovich e Adaptação.

Em Onde Vivem os Monstros, a aposta é ainda mais arrojada, mas o filme chegou a ser considerado como a comprovação do amadurecimento do cineasta. Inventivo e original, tem uma forma peculiar de abordar assuntos de interesse geral, porém com um foco agora mais delimitado.

Mark Ruffalo

E o filme Onde Vivem os Monstros é uma adaptação do livro infantil de mesmo nome, escrito pelo ilustrador Maurice Sendak. Foi pensado como adaptação para o cinema por diversas vezes. Até porque a característica de magia presente na história tem tudo a ver com a forma de abortar narrativas como o cinema. Assim, há muita sensibilidade em um filme que, se por fora parece ser de temática infantil, por dentro se mostra como uma trama para todas as idades.

Em Onde Vivem os Monstros o protagonista tem cerca de 10 anos de idade e vive uma crise: seu pai não está presente na sua vida, a mãe se divide entre o trabalho e o novo namorado, a irmã não tem paciência com ele, que tem poucos amigos. Num dia qualquer, resolve sair de casa e fugir de tudo aquilo.

Pois, quantas vezes nós não tivemos vontade de seguir a mesma coragem de Max e sair por aí? Aquela ânsia por deixarmos de ser solitários e criarmos nosso próprio mundo é tratada nessa obra cinematográfica.

Onde vivem os monstros – Elenco

O filme Onde vivem os monstros foi produzido pelo badalado Tom Hanks, além de contar com a direção do inventivo Spike Jonze. Este também assina o roteiro desta produção.

Em seu elenco, estão como protagonistas Max Records, interpretando o personagem principal, Max.

A atriz Catherine Keener está no papel de Coonie, enquanto Mark Ruffalo, famoso por diversos papeis de muito prestígio ao longo de sua carreira, surge como o namorado da mãe do protagonista. Alice Parkinson e Angus Sampson completam o time dos principais personagens da trama, que pouco tem de infantil, a bem da verdade.

Além deles, outros atores e atrizes dublam alguns dos monstros que fazem parte da produção.

James Gandolfini dá voz a Carol, enquanto Paul Dano é quem fala por Alexander. Catherine O’Hara dubla Judith e Forest Whitaker é a voz de Ira. Chris Cooper dubla Douglas e Lauren Ambrose fecha o time dos principais dubladores do filme, notabilizado pela mistura bem-sucedida entre live-action e animação.

Onde vivem os monstros – Trilha sonora

A trilha sonora do filme Onde vivem os monstros foi indicada ao Globo de Ouro, mas não obteve sucesso na conquista do prêmio.

Lançada em CD e LP em setembro de 2009, foi composta e interpretada, respectivamente, por Carter Burwell e Karen O.

Onde vivem os monstros – Curiosidades

Antes que a obra final tivesse o formato que vimos e apreciamos nas telonas do cinema ou nas telinhas da televisão, computador etc, Onde vivem os monstros foi recheada de uma série de curiosidades.

A direção, por exemplo, seria de Eric Goldberg nos planos iniciais. A ideia era que a história fosse uma animação.

Foi aí que entrou a opinião de Maurice Sendak, que convidou o diretor Spike Jonze para levar ao cinema a adaptação de seu livro.

Para a elaboração do roteiro, Jonze manteve contato frequente com o autor do livro. Todas as alterações no enredo e modelos para os monstros foram definidos em seus diálogos.

Aliás, estes foram interpretados por atores em fantasias que variavam entre 1,8 e 2,4 metros de altura. Estas roupas foram idealizadas pela The Jim Henson Company, criadora dos Muppets. E diversos atores de muitos países foram testados para o papel de Max.

Para interpretar os monstros, os profissionais atuavam por 45 minutos, com 10 e 15 minutos de descanso no ar condicionado. Ainda assim, houve reclamações de dublês alegando que esta não foi seguida durante as filmagens, com os atores permanecendo dentro das roupas por horas e tendo assim um grande desgaste.

E a Warner não gostou da primeira versão final apresentada por Spike Jonze. O estúdio queria um filme com aspecto mais familiar. Em 2008, o diretor teve que rodar cenas extras. Para isso, lhe deram mais tempo e dinheiro para realizar as modificações.

Onde vivem os monstros – Ficha técnica

Título original: Where the Wild Things Are

Ano de produção: 2009

Direção: Spike Jonze

Estreia no Brasil: 15 de Janeiro de 2010

Duração: 101 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos

Gênero: Aventura/ Drama/ Família

Países de Origem: Alemanha, Austrália e Estados Unidos da América