Sociedade dos Poetas Mortos

Compartilhe Filmes

Sociedade dos Poetas Mortos (ou Dead Poets Society no título original) é um filme de origem nos Estados Unidos e foi lançado em 1989. É um dos filmes mais aclamados pela crítica, de forma geral.

O filme é escrito por Tom Schulman e dirigido por Peter Weir. Sua duração é de 128 minutos. A principal estrela é o ator Robin Williams, o qual foi bastante elogiado por sua atuação inspiradora na pele de John Keating. Seu gênero é o drama.

sociedade dos poetas mortos

Cartaz do filme sociedade dos poetas mortos

O filme conta a história de um novo professor de literatura na tradicional escola Welton Academy. Ele tem uma metodologia diferente de tentar fazer com o que os alunos pensem por si próprios, o que vai de encontro ao que é tradicionalmente feito no colégio.

Sociedade dos Poetas Mortos sinopse

No ano de 1959, John Keating (Robin Williams) retorna como professor ao internato tradicional da Welton Academy, onde, anos antes, fora um aluno brilhante.

Aos poucos, ele vai fazendo com que os alunos tentem pensar por eles próprios. John Keating faz com que eles se apaixonem pela poesia e pela arte. Também faz com que os próprios alunos acabem se revoltando contra o tradicionalismo da escola, que se opõe a isto.

Com isso, o professor fala para os alunos sobre a Sociedade dos Poetas Mortos, que ele próprio fundou quando lá estudava. Excitados com o frenesi causado por Keating, eles refundam a sociedade. Ela tem por objetivo cultuar o mistério, a amizade e, obviamente, a poesia.

O filme é permeado entre a vontade de liberdade e a rebeldia contra as convenções rígidas do colégio versus o tradicionalismo e a disciplina. O final disso tudo acaba sendo trágico.

Em Sociedade dos Poetas Mortos, o livro de um famoso poeta e filósofo romano é citado ao retirar a expressão em latim Carpe diem. Essa passagem, aliás, faz lembrar que, em Sociedade dos Poetas Mortos, frases de todos os gostos estão presentes. São, via de regra, muito impactantes.

Em relação a Carpe diem, o personagem de Robin Williams proferiu “Carpe diem. Aproveite o dia, meninos. Façam suas vidas extraordinárias”, que acabou sendo eleita a frase número 95 entre as 100 mais famosas da história do cinema.

Esta passagem demonstra a essência do filme. O professor tenta ensinar o senso de liberdade e o amor pela poesia e pelo viver o agora. Enquanto isso, há o conflito com a escola e com os pais apegados ao tradicionalismo em excesso. São os dois polos antagônicos que se enfrentam – e deles surge a tragédia.

É essa uma das belezas do filme Sociedade dos Poetas Mortos. Nele são trabalhados ideais antagônicos de uma forma sutil e ao mesmo tempo intensa. O sucesso do filme faz jus ao que ele representa.

Sociedade dos Poetas Mortos prêmios e indicações

O filme Sociedade dos Poetas Mortos foi um sucesso absoluto entre público e críticos. Como não poderia deixar de ser, venceu muitos prêmios por isso.

Uma prova do sucesso é que, apesar de terem sido gastos cerca de $16 milhões na produção do filme, ele arrecadou imensamente mais. Dentro do Estados Unidos, foram mais de $96 milhões, enquanto no cálculo mundial, o valor chegou a $235 milhões.

O sucesso de público e de bilheteria refletiu em indicações e prêmios. Confira os principais prêmios e indicações do filme:

  • Oscar (1990): na mais importante e badalada cerimônia do cinema mundial, foram quatro indicações seguidas de uma vitória. Foi indicado para os prêmios de Melhor Filme, de Melhor Diretor (Peter Weir) e de Melhor Ator (Robin Williams). No entanto, acabou vencendo apenas na categoria de Melhor Roteiro Original.
  • Globo de Ouro (1990): nesta outra grande premiação dos Estados Unidos, foram mais quatro indicações: Melhor Filme na categoria drama; de Melhor Diretor (Peter Weir), de Melhor Ator de Drama (Robin Williams), assim como de Melhor Roteiro.
  • Prêmio David di Donatello (1990): este, que é o mais conceituado prêmio cinematográfico da Itália, considerado o Oscar italiano, tem suas avaliações feitas pela Academia Italiana de Cinema. Nesse caso, Sociedade dos Poetas Mortos venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
  • British Academy Film Awards – BAFTA (1990): mais um importante prêmio do cinema, neste caso avaliado pela Academia Britânica de Cinema e Televisão. As indicações recebidas foram nas categorias de Melhor Diretor (Peter Weir), Melhor Edição, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator (Robin Williams). Ainda conseguiu vencer como Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora.
  • Prêmio César (1991): mais um prêmio ao redor do mundo vencido por Sociedade dos Poetas Mortos. Em Paris, onde é dado o Prêmio César, a categoria vencida foi a de Melhor Filme Estrangeiro.

Dessa forma, o que fica exposto é que a Sociedade dos Poetas Mortos conquistou a crítica ao redor do mundo.

Sociedade dos Poetas Mortos elenco

O elenco de Sociedade dos Poetas Mortos foi muito elogiado. Não só o enredo do filme, como também a atuação dos atores e atrizes foi fundamental para o sucesso do filme.

Confira a seguir:

  • Robin Williams: nesta grande atuação do ator, Robin viveu o professor John Keating.
  • Ethan Hawke: o ator, que posteriormente foi indicado duas vezes ao Oscar por outras produções, esteve em Sociedade dos Poetas mortos como Todd Anderson.
  • Robert Sean Leonard: famoso pelo personagem Wilson no seriado House, Robert Sean Leonard foi Neil Perry neste filme.
  • Josh Charles: o ator nascido nos Estados Unidos fez o personagem Knox T Overstreet.
  • Lara Fynn Boyle: a atriz atuou como Ginny Danburry
  • Allelon Ruggiero: atuou como Stephen K C Meeks Jr.
  • Gale Hansen: seu personagem foi Charlie Dalton (‘Nuwanda”).
  • Norman Lloyd: interpretou o Sr. Nolan.
  • Kurtwood Smith: outro ator famoso, o norte-americano esteve no papel de Sr. Perry.
  • Dylan Kussman: esteve como Richard S Cameron.
  • James Waterston: intepretou Gerard J Pitts
  • Carla Belver: atuou no filme como a Srª Perry.
  • Leon Pownall: participou como McAllister
  • George Martin: a sua atuação foi vivendo o Dr. Hager.
  • Matt Carey: esteve em Sociedade dos Poetas Mortos como Hopkins.

Como podemos ver, o elenco do filme é recheado de ótimos atores. Alguns famosos até os dias atuais, outros, tiveram uma carreira quase que restrita a esse filme, onde tiveram o seu auge.

No entanto, o que se vê é que todos conseguiram alcançar uma atuação de excelência em Sociedade dos Poetas Mortos. Certamente o mérito disto é de toda equipe de produção.