A Princesinha

Compartilhe Filmes

A Princesinha, nome original A Little Princess, é um filme de drama lançado em de 1995. Com direção de Alfonso Cuarón, é estrelado por Liesel Matthews, Eleanor Bron, Liam Cunningham, e Vanessa Lee Chester.

O filme A Princesinha foi produzido pelos estúdios Baltimore Pictures e Warner Bros. Pictures. Tem direção de fotografia de Emmanuel Lubezki, o desenho de produção de Bo Welch, a direção de arte de Tom Duffield, a edição de Steven Weisberg e os efeitos especiais de Matt Farell, Alan E. Lorimer, Lambert Powell, Floyd Van Wey.

Devido à pouca promoção pela Warner Bros., o filme A Princesinha conseguiu pouca bilheteria. No entanto, foi aclamado pela crítica e ganhou vários prêmios, além de uma indicação ao Oscar.

A Princesinha é ambientado na Primeira Guerra Mundial. Seu enredo se concentra em uma jovem condenada a uma vida de servidão em uma escola de Nova York pela diretora depois da morte de seu pai em combate. Baseado no conto infantil A Little Princess, escrito pela escritora inglesa Frances Hodgson Burnett, o filme também se baseou na versão cinematográfica de 1939, mas toma liberdades criativas para além da história original.

A Princesinha – Sinopse

O ano é 1914. A cidade, Simla, na Índia. Sarah Crewe, interpretada por Lisel Matthews, é uma garota inglesa de vida tranquila. Órfã de mãe, ela vê o pai, capitão Crewe, interpretado por Liam Cunningham, ser obrigado a lutar na guerra pelo exército inglês. Antes disso, deixa a filha num luxuoso internato exclusivo para moças. Por ali, sua mãe já havia estudado. O lugar é administrado com mãos de ferro pela Srta. Minchin, interpretada por Eleanor Bron. Ela se sente muito incomodada pelo carisma e criatividade de Sarah, que cativa as garotas do local. Então, há um dia em que Sr. Barrow, interpretado por Vincent Schiavelli, advogado do pai de Sarah, informa que não haverá mais pagamentos devido à morte do pai de Sarah na guerra. Daí em diante, Minchin obriga Sarah a trabalhar como uma empregada, como forma de pagar sua estadia no internato.

Aí, então, começa, de fato, todo o drama de A Princesinha. Sozinha no mundo e com tudo o que ela tinha à sua volta ruído, as dificuldades para enfrentar tantos problemas na juventude será o principal desafio da protagonista desse drama. Temas como o autoritarismo, a crueldade das guerras e a solidão em uma fase tão difícil da vida também estarão ali presentes, o que torna o filme A Princesinha tão comovente como é de se esperar. Quando ela passa a se apegar às histórias que conta para outras crianças do local, com a devida atenção de um funcionário indiano do local, uma nova forma de enxergar sua vida fará toda a diferença para Sarah

A Princesinha – Elenco

A protagonista do elenco de A Princesinha é a atriz Liesel Matthews. Ela interpreta Sarah Crewe, a menina enviada para viver em um internato, enquanto seu pai sai para lutar na Primeira Guerra Mundial com o exército inglês. Ela se torna conhecida como uma princesa e como uma contadora de histórias.

Liam Cunningham, famoso pelo papel de Sir Davos na série da HBO Game of Thrones, interpreta o capitão Crewe, pai de Sara, bem como o Príncipe Rama, de uma das histórias que ela conhece.

Eleanor Bron faz o papel de Miss Minchin, a mulher egoísta, que obriga Sarah a trabalhar como empregada e tenta convencê-la de que não é uma princesa, sem saber que as mudanças no decorrer do filme poderão causar problemas para ela.

Também estão no elenco Rusty Schwimmer, como Amelia Minchin; Arthur Malet interpreta Charles Randolph; Vanessa Lee Chester, a Becky; Errol Sitahal como Ram Dass; Heather DeLoach no papel de Ermengarde; Taylor Fry interpreta Lavinia; Darcie Bradford no papel de Jesse; Rachael Bella como Betsy e Alexandra Rea-Baum interpretando Gertrude.

A Princesinha – Livro

A autora do livro A Princesinha, que deu origem ao filme, é a escritora inglesa Frances Hodgson Burnett.

Frances nasceu na cidade de Manchester, na Inglaterra, no ano de 1849. Precisou se mudar, junto com a família, para a área rural do Tenessee, nos Estados Unidos, em 1865, depois que seu pai morreu. Por lá, sua família passou por algumas dificuldades financeiras.

Foi com 17 anos que ela publicou para uma revista seu primeiro conto. Aos 22, já tinha dinheiro para retornar à Inglaterra. E alternou residência entre os dois países de 1887 até sua morte.

Casou-se duas vezes e se divorciou também duas vezes: primeiro, do dr. Swan Burnett, com quem teve dois filhos e viveu junto entre 1874 e 1898. Depois, casou e viveu com o ator Stephen Townsend, entre 1900 e 1902.

Dentre os romances mais conhecidos da escritora Frances Hodgson Burnett, destacam-se That Lass o’ Lowrie’s (1877), Through One Administration (1883) e The Shuttle (1907). Também são de sua autoria algumas peças de teatro, além de um livro de memórias: The One I Knew Best of All (1893).

Ainda assim, é lembrada essencialmente pelos livros infantis que escreveu: O pequeno lorde (1886), A princesinha, de 1905 (vale lembrar que esta história é uma versão expandida da novela Sarah Crewe, de 1888 e da peça The Little Princess) e O jardim secreto (1911). Morreu no ano de 1924, em Long Island.

A Princesinha – Versão de 1939

Houve uma versão cinematográfica de A Princesinha lançada em 7 de julho de 1939, da qual algumas mudanças no roteiro fizeram a versão aqui citada ter certa liberdade artística para não ser seguida à risca.

Dirigido por Walter Lang e William A. Seiter, contou com Shirley Temple, Richard Greene, Anitta Louise e outros em seu elenco.

Trata-se de uma versão mais musical do que a lançada em 1995, também tendo tido bons comentários da crítica, ainda que isso não tenha se refletido em grandes números de bilheteria.

A Princesinha – Trilha sonora

Patrick Doyle foi o responsável pela composição de todas as faixas da trilha sonora do filme A Princesinha. Dentre elas, três apresentam solistas. O “Quinteto de Cordas em C maior Perger 108, MH 187” por Michael Haydn também é usado no filme. O filme também apresenta o New London Children’s Choir.

A Princesinha – Premiações

O filme A Princesinha teve bons resultados em premiações entre os anos de 1995 e 1996. Não chegou a ser vencedor do Oscar em 1996, mas figurou entre as principais indicações e sua boa recepção pela crítica foi refletida nisso.

Venceu as categorias de Melhor Música, Melhor Design de Produção, Prêmio Nova Geração para o diretor Alfonso Cuarón e ficou em segundo lugar para Melhor Filme no prêmio Los Angeles Film Association.

Foi indicado para o Oscar de Melhor Direção de Arte e Cenário e Melhor Fotografia. Como dito anteriormente, mesmo a boa crítica não foi o suficiente para que o filme pudesse ser um dos vencedores nessas categorias.

E no Young Artist Award, foi indicado como Melhor Filme de Família para Drama, Melhor Atriz Jovem Protagonista de Longa Metragem para as atrizes Vanessa Lee Chester e Liesel Matthes.

A Princesinha – Ficha Técnica

Título original: A Little Princess

Ano de produção: 1995

Direção: Alfonso Cuarón

Data de lançamento: 6 de Outubro de 1995, no Brasil

Duração: 97 minutos

Classificação: Livre para todos os públicos

Gênero: Drama / Família / Fantasia

País de Origem: Estados Unidos da América