As Aventuras de Tom Sawyer

Compartilhe Filmes

O que anteriormente já havia sido considerado um clássico da literatura infanto-juvenil, teve um enorme trabalho para ser transposto às telas do cinema. O filme As aventuras de Tom Sawyer é a adaptação do livro de 1876 de Mark Twain, que leva o mesmo nome.

Esta foi uma produção filmada diversas vezes antes e depois da versão definitiva de 1938, a qual tratamos aqui, sendo considerada a melhor de todas as já feitas. Anteriormente, houve tentativas de fazer a adaptação nos anos de 1907, 1917 e 1930. Depois, por duas vezes em 1973, em 1995 e em outros anos. Também há a animação lançada em 2000, mas a de 1938 é tida como a definitiva e melhor concluída para adaptação deste famoso livro.

Há quem considere a filmagem do filme As aventuras de Tom Sawyer um ensaio para o clássico E o vento levou, filmado pelo produtor David O. Selznick no ano seguinte. Tal teoria se dá pelo fato de ser a mesma época para ambas as histórias, bem como figurinos, esquema de cores e desenho de produção a cargo de muitos profissionais nas mesmas produções.

Alguns nomes de bastidores, como George Cukor, H. C. Potter e William A. Wellman participaram da direção do filme e até mesmo refazendo cenas importantes. No entanto, não foram creditados pelo serviço prestado.

As aventuras de Tom Sawyer – Sinopse

Os mais importantes acontecimentos do livro estão presentes no longa-metragem, que é bem fiel à produção literária. Todos eles envolvem aventuras dos dois protagonistas.

Os principais personagens de As aventuras de Tom Saywer são encabeçados pelo jovenzinho Tom que vive com sua tia Polly em uma pequena cidade do Mississipi. Ele e seu inseparável amigo Huckleberry Finn costumam pescar e suas brincadeiras são em meio a sonhos com piratas e grandes tesouros. Os dois vivem se metendo em aventuras e confusões até que um dia, quando vão brincar para mais uma de suas aventuras, presenciam um assassinato em um cemitério.

tom sawyer

Na manhã seguinte, ele leva uma bronca de sua tia, enquanto o corpo do doutor assassinado é descoberto e a cidade em que ele mora vira um caos, devido ao medo pela violência ocorrida.

Tom, movido pela culpa e pelo ressentimento, encontra-se com Huck. Usando uma jangada, eles remam até uma ilha, onde passam a noite depois do crime ocorrido. Na manhã seguinte, ouvem comentários estranhos e descobrem que a população da cidade em que moram procura o corpo de alguém que se afogou.

É aí que Tom percebe que a procura é por eles, que estariam sumidos. Todos acreditam que eles estão mortos e Tom visita a sua tia Polly enquanto ela dorme. Os dois sentem muitas saudades de casa e se cansam da ilha em que vivem, por isso vão ao próprio funeral e ouvem as coisas maravilhosas que são ditas após a sua aparente morte. Ao final de tudo, chorosos e culpados, aparecem confessando que estão vivos.

Quando o julgamento pelo assassinato ao qual testemunharam começa, em que o réu é Muff Potter, eles procuram buscar formas de incriminar Injun Joe, que matou o doutor Robinson no episódio em que a grande aventura começa.

Huck e Tom, que assistiram a tudo, decidem-se optar pelo silêncio, fazendo um juramento de sangue, depois do qual Tom volta para casa.

Tom volta para a escola e salva Becky de ser castigada entre suas novas aventuras. Isso acontece depois de ela rasgar um livro de anatomia do diretor da escola, e Tom, assumindo a culpa e o castigo, faz com que Becky goste dele novamente.

As férias do verão chegam, Tom pega sarampo e vê seu período de descanso ser desperdiçado. Além disso, Becky e a família partem para fora por algum tempo.

Após a sua recuperação, é agendado o julgamento dos envolvidos no assassinato que deu início a todas as aventuras do personagem principal do filme e do livro.

É interessante notar o quanto a obra de Mark Twain é quase que integralmente transporta às telas dos cinemas, tanto em seu aspecto de história voltada às crianças, quanto pela complexidade dos personagens envolvidos em diversas frentes.

O conto encantador do famoso escritor é leitura obrigatória para todos os fãs de Twain. Ele ressalta a excitação da juventude, quando buscamos aventuras e histórias que tornem nossa vida mais agradável e animada.

Todos nós temos um pouco de Tom Sawyer!

As aventuras de Tom Sawyer – Prêmios

O filme As aventuras de Tom Sawyer foi indicado ao Oscar de Melhor Direção de Arte, mas não chegou a receber o prêmio.

Em compensação, foi o vencedor do festival de Veneza daquele ano como o melhor filme estrangeiro. Vale ressaltar que a premiação, naquele ano, foi fortemente influenciada pela ditadura fascista na Itália de Mussolini, que dava seu nome a alguns dos troféus, sendo o de Melhor Filme Estrangeiro vencido por esta produção.

As aventuras de Tom Sawyer – Elenco

O protagonista Tom Sawyer é interpretado por Tommy Kelly, enquanto May Robson faz sua tia Polly. O melhor amigo de Tom Sawyer, Huck, é interpretado por Jackie Moran.

Outros nomes importantes são o de Walter Brennan como Muff Potter, Victor Jory como Injun Joe e Ann Glills no papel de Becky Thatcher.

As aventuras de Tom Sawyer – Livro

O título original do livro que deu origem ao filme é The Adventures of Tom Sawyer e foi lançado por Mark Twain em 1876. Suas cerca de 174 páginas trazem a história quase que literal do filme. Esta obra é considerada um grande retrato dos Estados Unidos rural em meados do século XIX.

Como já dito, esta obra foi adaptada para cinema e série de animação por diversas vezes. Dentre elas, há inclusive uma japonesa de 1980 e outra portuguesa, mas nenhuma delas marcou tanto o imaginário popular quanto a versão cinematográfica de 1938.

Alguns fatos são muito interessantes de se notar, por representarem o espírito da época, como o da segunda-feira em que ele acorda e percebe que seu “coração voou” ficando imediatamente apaixonado, ao surgir uma nova menina na escola, chamada Becky Thatcher.

Outro momento que é marcante é o momento em que ele e seu amigo Huck vão ao cemitério, onde acabam sendo testemunhas do Dr. Robinson, que vai nortear todo o livro e filme.

É bem interessante ler o livro e assistir ao filme As aventuras de Tom Sawyer, tanto para entender o espírito daquela época, quanto por aprender um pouco dos primórdios do cinema. Mas, além de demonstrar como era um pedaço dos Estados Unidos, a obra mostra o quanto os anseios da juventude daquela época são muito parecidos com os atuais.

As aventuras de Tom Sawyer – Ficha Técnica

Título original: The Adventures of Tom Sawyer

Ano de produção: 1938

Direção: Norman Taurog

Estreia mundial: 1938

Duração: 77 minutos

Gênero: Aventura / Família

País de Origem: Estados Unidos da América